OKR: dos planos aos resultados! 

Setor: Procuradoria-Geral Adjunta de Justiça Institucional (PGA-Inst.); Corregedoria-Geral do Ministério Público (CGMP); ESMP; Seplange; SEG; Sead; Sefin; Deng; Colic; Assecom; Segab; Sedap; SGP; Daex; Laboratório de Inovação; CI

Compartilhar:

Incorporar o planejamento estratégico na cultura da organização e acompanhar os seus resultados no dia a dia é tão ou mais importante que o construir. Porém, nada mais desafiador que transformar objetivos de médio e longo prazo em resultados concretos, mensuráveis, alinhados em toda a instituição. Dessa forma, os OKRs, do inglês Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave), um sistema de metas coletivas que buscam metas globais, com simplicidade no uso, transparência, resultados rápidos, que permite mais foco e motivação de equipes têm conquistado cada dia mais organizações, rumo a uma cultura de alto desempenho. 

A metodologia OKR uniu as pessoas à estratégia, sanando a lacuna entre o Planejamento Estratégico Institucional (PEI-MPMS) e as atividades executadas, com uma abordagem ágil, simples, monitorada em tempo real, com transparência e flexibilidade, sempre focando no resultado, definindo-se o que é prioritário e o melhor modo de realizá-lo. O método evidenciou o elemento humano na inovação institucional e trouxe um protagonismo às pessoas por despertar um senso de propósito comum. A eficácia da metodologia OKR está em sua abordagem simples e direcionada aos resultados esperados: os objetivos de curto prazo levam a vitórias pequenas, pequenas vitórias motivam as pessoas a conquistarem novas vitórias. 

Foram realizadas capacitações, com a formação de 50 “OKR Masters”, responsáveis pelo apoio na implantação da metodologia nos diversos setores. Foram realizados aferimentos semanais da evolução dos resultados-chave, em ciclos trimestrais, para discutir a execução dos objetivos, apontando-se os “3 pês”, progresso, problemas e plano, até que fossem cumpridas todas as tarefas definidas. Após o fim do trimestre, todas as áreas envolvidas se reúnem para discussão e análise dos resultados, com apresentação das lições aprendidas e dos mais notáveis casos de sucesso identificados. 

Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul

Rua Pres. Manuel Ferraz de Campos Salles, 214, Edifício Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes
Jardim Veraneio – CEP 79031-907 – Campo Grande – MS

Telefone: (67) 3318-2000