Utilização consciente de energia das áreas comuns 

Setor: Secretaria-Geral (SEG); Comissão Interna de Conservação de Água e Energia (Cice); Departamento de Engenharia (Deng)

Compartilhar:

Como parte das averiguações a cargo da Comissão Interna de Conservação de Energia e Água (Cice), observou-se que, após o término do expediente na Procuradoria-Geral de Justiça, devido à presença de um pequeno número de servidores, todas as luzes internas e externas dos corredores do prédio permaneciam ligadas. Em razão disso, a Cice propôs a adoção de um sistema temporizador (timer), com auxílio de sensores de presença, que possibilite a otimização e a economia da iluminação artificial nas áreas de circulação interna e externa dos prédios do MPMS. 

A pretensão é que a partir das 20h, 50% das luzes dos corredores intercaladas se apaguem e sejam acionadas apenas pelos sensores de movimento estrategicamente implantados. Para tanto, a comissão tem adotado as providências e tratativas, com a elaboração do projeto, setorização das áreas, levantamento dos custos de material e mão de obra para execução em 2022. Uma vez implantado o temporizador e o sensor de movimento, prevê-se efetiva economia no consumo de energia e a otimização da utilização de iluminação nas áreas de circulação. 

Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul

Rua Pres. Manuel Ferraz de Campos Salles, 214, Edifício Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes
Jardim Veraneio – CEP 79031-907 – Campo Grande – MS

Telefone: (67) 3318-2000